Facebook Clic BetimTwitter Clic BetimYoutube Clic Betim

Sábado, 22 Julho 2017 | Login

Bebê sofre com falta de materiais

Bebê sofre com falta de materiais Lilian Rocha reclama que faltam materiais, como sonda e seringa, para o filho

Criança com doença neuromuscular está sem seringa e sonda desde dezembro

A falta de materiais básicos no sistema de saúde de Betim, na região metropolitana, está colocando em risco o tratamento de uma criança de apenas um ano e quatro meses. Segundo a mãe do menino, a dona de casa Lilian Cristina Rocha da Cruz Silva, Pedro Antônio Rocha da Silva nasceu com um problema de saúde chamado miopatia congênita miotubular, que afeta o sistema neuromuscular. Em função disso, Pedro não anda e precisa se alimentar através de sonda.
O bebê faz o tratamento em casa, através do programa de internação domiciliar. Mas, segundo Lilian, desde dezembro do ano passado, o posto de saúde do bairro Laranjeiras não fornece os materiais básicos necessários, como frasco para a dieta dele, seringa, sonda e luvas. Em função disso, Lilian tem que, muitas vezes, reaproveitar o material, o que traz risco de infecção para o bebê.
“Estou passando até dez dias usando o mesmo frasco para alimentá-lo. Fico muito preocupada, com medo de que ele possa pegar uma infecção. Já reclamei até na Ouvidoria da prefeitura, mas até agora não obtive resposta. Antes, o posto me fornecia o material, mas em quantidade menor do que a requisitada pelos médicos. Agora desde dezembro não recebo”, conta.
O menino também necessita de uma cadeira de rodas e uma cadeira de banho especial, mas, segundo Lilian, a prefeitura disse que o tempo de espera é de mais de um ano.
A prefeitura nega que a criança esteja sem o material e disse que antecipou a entrega de dezembro em novembro e informou que uma nova entrega ocorrerá no dia 21. Sobre a cadeira de rodas, a Diretoria de Regulação pede que a família compareça, nesta semana, à sede da unidade para que a situação do pedido seja verificada.


Compartilhe  compartilhe

botao_facebook botao_twitter botao_google

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar